Deltan Dallagnol poderá lançar esposa como deputada federal em 2026
Deltan Dallagnol, ex-procurador da República e deputado federal cujo mandato foi cassado recentemente, vai adotar uma estratégia política já bem conhecida. Segundo informações do Blog Politicamente, o agora ex-deputado está considerando lançar sua esposa, Fernanda Dallagnol, para a Câmara Federal em 2026.
Enquanto a inelegibilidade de Deltan, prevista pela Lei da Ficha Limpa, dura até 2030, Fernanda pode surgir como candidata, apesar de não ter experiência política. A campanha de cassação de Deltan supostamente a incentivou a reconsiderar uma carreira política. Se isso acontecer, poderá ser uma maneira de medir a capacidade de Deltan transferir votos, que foi eleito com quase 345 mil votos em 2022.
Apesar de cassado, Deltan pretende se manter ativo na política, possivelmente assumindo uma posição na executiva do Podemos, com um salário próximo ao que ganhava como deputado federal.
No entanto, a posição de Deltan em relação à disputa pela prefeitura de Curitiba em 2024 ainda é uma incógnita. O Podemos tem se aproximado de Eduardo Pimentel, candidato apoiado pelo governador Ratinho Junior e pelo atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, está ciente do interesse de Pimentel em formar uma coligação com o partido.