CPMI rejeita pedido de afastamento de Marcos do Val
Nesta terça-feira (20), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro rejeitou a proposta de afastamento do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que foi alvo de uma investigação da Polícia Federal por suposto envolvimento nos eventos que estão sendo investigados pela própria comissão. O parlamentar foi alvo de uma operação policial na semana passada.
“O presidente [da CPMI] não tem poder para adicionar ou remover qualquer membro desta comissão”, afirmou o presidente da CPMI, Arthur Maia (União-BA), em resposta a um pedido de ordem feito por Rogério Correia (PT-MG). “Vossa excelência já levantou essa questão de ordem e nós não estamos considerando-a por esta razão.”
A justificativa do presidente da comissão é a mesma usada para manter o deputado André Fernandes (PL-CE) na semana passada. Na ocasião, Maia declarou que “não existem deputados pela metade.”
Agora, os membros da comissão vão ouvir o depoimento de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante o último ano do governo de Jair Bolsonaro.