Circo midiático do Judiciário: TSE convida imprensa estrangeira para julgamento de Bolsonaro, diz revista
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou jornalistas estrangeiros para acompanharem o julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Uma série de e-mails foi enviada pela assessoria de imprensa do TSE à Associação dos Correspondentes Estrangeiros, convidando-os a presenciar o “julgamento de ação de investigação contra Bolsonaro”. A informação foi divulgada pela Revista Oeste.
Correspondentes estrangeiros consultados pela Oeste consideraram a iniciativa de convocação por um órgão público brasileiro bastante atípica, principalmente vindo de um tribunal. “Normalmente, nós jornalistas é que manifestamos interesse em acompanhar algum julgamento, entrando em contato com a assessoria. Nunca vi um tribunal chamando o público para assistir a um processo”, comentou uma correspondente sênior sediada em São Paulo.
O julgamento em questão diz respeito à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85, na qual o Partido Democrático Trabalhista (PDT) busca a inelegibilidade de Bolsonaro e de seu vice, Braga Netto, com alegações de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante as eleições de 2022.
Segundo consta no processo, Bolsonaro teria criticado o sistema eleitoral e utilizado manchetes de jornais para apontar as vulnerabilidades das urnas eletrônicas. Além de ter citado um inquérito de 2018, autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a invasão de um hacker ao sistema do TSE. O Ministério Público Eleitoral (MPE) aponta que Bolsonaro fez uso indevido dos recursos do Estado para disseminar possíveis informações falsas sobre as eleições, defendendo, portanto, a sua inelegibilidade.