Base aliada de Lula no Congresso enfrenta o pior momento, aponta Barômetro do Poder
A mais recente edição do Barômetro do Poder, publicada pelo InfoMoney, revela que o presidente Lula está enfrentando sua maior crise de relacionamento com o Congresso desde que assumiu seu terceiro mandato. O estudo, realizado entre os dias 30 de maio e 1º de junho, mostra que Lula pode contar com o apoio de apenas 190 dos 513 deputados federais, ou seja, 37% da Câmara.
Este número, embora suficiente para proteger Lula contra possíveis processos de impeachment, escancara uma base aliada frágil para aprovação de projetos, representando o menor patamar registrado durante o atual mandato. Esse número representa uma queda de 36 deputados em relação à pesquisa anterior.
As dificuldades de Lula com a Câmara ficaram evidentes na recente votação da MP dos Ministérios, que só foi aprovada com esforço, desencadeando críticas à articulação política do governo e a uma tensão com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP).
Por outro lado, no Senado, a análise dos especialistas sugere um cenário mais favorável para Lula. Nos últimos meses, a base aliada estimada oscilou de 38 para 37 senadores, enquanto a oposição caiu de 25 para 24 e os incertos aumentaram de 18 para 20.
A 45ª edição do Barômetro do Poder contou com a participação de especialistas e consultorias como Antonio Lavareda (Ipespe), Carlos Melo (Insper), Control Risks, Dharma Political Risk & Strategy, Empower Consultoria, Medley Global Advisors, Patri Políticas Públicas, Ponteio Política, Prospectiva Consultoria, Pulso Público, Tendências Consultoria Integrada, Thomas Traumann e XP Política.