Após ser afastada por críticas à Globo, Cecília Flesch é demitida
A jornalista estava há 17 anos na GloboNews
A abrupta demissão da jornalista Cecília Flesch, uma veterana de 17 anos da GloboNews, anunciada na noite de terça-feira (13), levanta sérias questões sobre o valor atribuído à liberdade de expressão e à crítica construtiva dentro do Grupo Globo.
As razões para a demissão, segundo comunicado da emissora, foram baseadas em mudanças na programação. Porém, o fato da dispensa ter ocorrido na mesma semana em que as críticas de Flesch à emissora vieram à tona, evidencia a “coincidência” do timing da decisão. A empresa, em seu comunicado oficial, agradeceu à jornalista pelos anos de serviço, sem no entanto, responder às preocupações suscitadas por suas palavras.
Flesch, comentou, de forma bem humorada mas crítica, a repetitividade do conteúdo da emissora em uma recente entrevista ao podcast “É Noia Minha?”. Referindo-se à emissora como “RivoNews”, em uma alusão ao medicamento Rivotril usado para tratar problemas psiquiátricos.
“A GloboNews só tem política e economia, economia e política, política e economia,” ela comentou.
Até a estreia de Mônica Waldvogel e Tiago Eltz, que foram anunciados como os novos apresentadores do “Em Ponto”, Bete Pacheco assumirá interinamente a apresentação do programa. Resta a dúvida sobre se a emissora vai aprender com as críticas de Flesch ou se continuará a seguir a mesma linha editorial repetitiva.