Notícias

URGENTE: Lula receberá Nicolás Maduro em Brasília

O encontro acontecerá em reunião da UNASUL


“Reunião da Unasul em Brasília trará Nicolás Maduro e gerará debates acalorados”, informou o site Revista Oestes. O encontro com entre Lula e Maduro, previsto para acontecer no dia 30, marcará a primeira visita do líder venezuelano ao país desde que Jair Bolsonaro o impediu em 2019.

O Unasul, bloco criado em 2008 que já reuniu 12 nações sul-americanas, tem enfrentado dificuldades em manter sua unidade devido ao forte viés de esquerda. Colômbia, Argentina, Brasil, Chile e Paraguai retiraram-se do grupo em 2018 e 2019, respectivamente.

Exceto pela presidente peruana Dina Boluarte, impedida por razões constitucionais, todos os líderes dos 11 países da região confirmaram presença e estarão na capital brasileira para a reunião.

A presença de Maduro provoca controvérsias. Críticos dos abusos de direitos humanos na Venezuela, incluindo Abdo Benítez, Lacalle Pou e Gabriel Boric, questionam a participação do líder venezuelano.

No início deste ano, Maduro cancelou sua viagem à Argentina, temendo prisão ou incapacidade de abastecer seu avião devido a sanções internacionais à Venezuela. Esses mesmos temores o impediram de comparecer à posse de Lula. Entretanto, o Itamaraty supostamente superou esses obstáculos logísticos para esta visita.

Os líderes sul-americanos se reunirão no Palácio do Itamaraty, sede da diplomacia brasileira, seguido de um jantar na residência oficial do presidente Lula, o Palácio da Alvorada.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo