Notícias

TSE torna Luciano Hang inelegível até 2028


O empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan, foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico nas eleições de 2020. Com a decisão por 5 votos a 2, Hang ficará inelegível até 2028, enquadrado na Lei da Ficha Limpa, sem nunca ter concorrido em uma eleição.

A maioria do TSE avaliou que o empresário utilizou a estrutura da Havan, com vídeos divulgados nas redes sociais, em favor da candidatura de Ari Vequi, que acabou vencendo a eleição para prefeito de Brusque. O TSE acatou o pedido feito pelo PT, Podemos, PSB e PV e determinou a cassação dos mandatos de Vequi e do vice-prefeito, Gilmar Doerner, tornando-os inelegíveis até 2028.

Uma nova eleição será realizada em Brusque, ainda sem data definida. A ação movida pelo PT e outros partidos contra Hang havia sido rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, mas o TSE entendeu que houve abuso de poder econômico. O relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, votou contra a condenação, mas foi voto vencido.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo