Notícias

Prefeito de Curitiba veta honraria a Olavo de Carvalho


O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), vetou o projeto de lei que concederia ao influenciador Olavo de Carvalho o título de “cidadão honorário” da cidade. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município na segunda-feira (15).

Em sua justificativa, o prefeito ressalta que não foi possível reconhecer ou comprovar serviços relevantes prestados pelo conservador ao município. Além disso, Greca considera o projeto inconstitucional, uma vez que o homenageado faleceu em 2022. O prefeito explica que o vereador Eder Borges (PP), autor do projeto, apresentou um substitutivo ao texto original para conceder o título de cidadão honorário “in memoriam”. No entanto, o substitutivo foi rejeitado, e o projeto de lei com a redação original foi aprovado. Olavo de Carvalho faleceu em 24 de janeiro de 2022.

O projeto de homenagem a Olavo de Carvalho foi aprovado em dois turnos na Câmara Municipal de Curitiba – no primeiro turno, com oito votos favoráveis, e no segundo, com 14. Apesar de ter sido aprovado por apenas um terço dos vereadores (36%), o texto foi adiante devido à alta abstenção.

Ao vetar a concessão da cidadania honorária, Rafael Greca invoca a máxima de que “dos mortos só se fala bem”. Portanto, ele alega que não havia embasamento jurídico para aprovar a lei.

Com o veto do prefeito, a matéria agora retorna ao Legislativo para análise.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo