Pesquisa Genial/Quaest aponta 86% de desaprovação do mercado financeiro à terceira gestão de Lula
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem enfrentado forte desaprovação do mercado financeiro, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10). Dos 92 fundos de investimento com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro entrevistados entre os dias 4 e 8 de maio, 86% avaliam a gestão atual como negativa, enquanto apenas 2% a consideram positiva e 12% a veem como regular.
Embora a avaliação negativa tenha registrado uma leve queda em relação à pesquisa realizada pelo instituto em março, quando atingiu 90%, a maioria dos entrevistados segue insatisfeita com a condução do governo petista. Questionados sobre a atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, 37% dos respondentes consideram sua gestão negativa, mesmo percentual de quem a vê como regular. Já para 26%, o trabalho do ministro é positivo.
Em comparação com a pesquisa anterior, a avaliação positiva de Haddad mais que dobrou, enquanto a regular caiu de 52% para 37% e a negativa oscilou apenas 1 ponto percentual para baixo.
No que diz respeito à capacidade do governo para aprovar sua agenda no Congresso Nacional, a maioria dos entrevistados (51%) avalia como regular, seguida por 39% que a veem como baixa, representando um aumento em relação aos dados anteriores (20%). Apenas 10% dos agentes do mercado financeiro consideram alta a capacidade do governo em votações nas duas casas, uma queda significativa em relação à pesquisa anterior, na qual este número era de 33%.