Notícias

Partido dos Trabalhadores pede explicações ao Google por associação entre Lula e a palavra “corrupção”


O Partido dos Trabalhadores (PT) notificou o Google no domingo (7) para que a plataforma se explique sobre a associação feita pelo algoritmo da ferramenta entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a palavra “corrupção”. Na última sexta-feira (5), usuários perceberam que, ao realizarem a busca “Lula coroação” no Google, a pesquisa sugerida era “Lula corrupção”, mesmo o presidente tendo participado da cerimônia de coroação do Rei Charles III.

O PT acusa o Google de “confusão” e “falta de transparência”, e pede a suspensão da correlação, alegando que a associação pode configurar “abuso de poder econômico e violação do direito de livre consciência dos cidadãos brasileiros”. De acordo com a legenda, a associação só é feita quando o nome de Lula é pesquisado, enquanto uma busca similar com o nome de Bolsonaro sugere a correção “Bolsonaro coração”.

O partido também defende que o Google está manipulando a opinião pública em favor de seus interesses privados, violando o art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal. O Google ainda não se pronunciou sobre o caso.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo