Nicolás Maduro agradece pela recepção calorosa ao desembarcar em Brasília
O ditador Nicolás Maduro, aterrissou na capital brasileira, Brasília, na noite de domingo (28), numa visita agendada para se reunir com o presidente brasileiro, Lula. Maduro também participará de uma cúpula regional na terça-feira (30), onde o Ministério das Relações Exteriores do Brasil espera reunir líderes de 11 nações sul-americanas.
Em uma mensagem postada em sua conta no Twitter, Maduro agradeceu a acolhida calorosa que recebeu em Brasília. “Estaremos em breve desenvolvendo uma agenda diplomática para fortalecer a unidade necessária dos povos de nosso continente”, afirmou o líder venezuelano.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, líderes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname e Uruguai confirmaram presença para a cúpula, além de Maduro. Dina Boluarte, presidente do Peru, será representada pelo chefe do conselho de ministros do país, Alberto Otárola.
A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, destacou a importância da cúpula durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira passada. “Nosso principal objetivo com esta reunião é retomar o diálogo com as nações sul-americanas, que tem estado fragmentado nos últimos anos e é uma prioridade do governo Lula”, afirmou Padovan.
Agradezco la cálida bienvenida con la que nos recibieron en Brasilia, capital de la República Federativa de Brasil. Estaremos desarrollando en las próximas horas una agenda diplomática que viene a reforzar la unión necesaria de los pueblos de nuestro continente. ¡Estén… pic.twitter.com/udFaR2J6yl
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) May 29, 2023