Ministra da Saúde ignora OMS e fala em intensificar vacinação contra COVID-19 em pronunciamento
Em um pronunciamento transmitido em cadeia de rádio e televisão na noite de domingo (7), a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um apelo à população para intensificar a vacinação contra a Covid-19, enfatizando que as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença ocorrem principalmente em indivíduos que não tomaram as doses de vacina recomendadas.
O discurso acontece dias após a Organização Mundial da Saúde declarar o fim da emergência global da doença, indicando uma transição do modo de emergência para um enfrentamento continuado como parte da prevenção e controle de doenças infecciosas.
Durante o pronunciamento, a Ministra Nísia Trindade alertou que a imunização é a forma mais eficaz e segura de proteger a população, e que é preciso estar unidos em defesa da vida. Ela também destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e do esforço incansável dos trabalhadores da saúde.
Segundo a OMS, a Covid-19 já causou quase 7 milhões de mortes em todo o mundo, sendo mais de 700 mil no Brasil desde o início da pandemia. A ministra concluiu seu pronunciamento ressaltando que a situação poderia ter sido diferente se as recomendações da ciência tivessem sido seguidas desde o início da pandemia.