Notícias

Lula deixou de declarar bens à Receita Federal após viagem à Venezuela em 2007, diz site


A Receita Federal autuou Luiz Inácio Lula da Silva em 2007 por não declarar mercadorias ao passar pela fiscalização alfandegária em Brasília. O episódio coincide com a data em que Lula retornou de uma viagem à Venezuela para encontrar o ditador Hugo Chávez. A autuação, registrada como “abandono de mercadoria”, gerou um processo na Receita, mas o objeto que Lula deixou de declarar não foi divulgado. A informação foi divulgada pelo site Metrópoles.

A assessoria de Lula afirmou não ter conhecimento do episódio e que o próprio ex-presidente não se recorda do ocorrido. O auto de infração foi lavrado por um auditor da Base Aérea de Brasília, de onde partem e chegam os voos do avião presidencial. O processo, registrado sob o número 10111.000302/2007-69, circulou internamente na Receita por quase seis meses, passando por diversas áreas antes de ser arquivado em outubro de 2007.

A Receita Federal não se manifestou oficialmente sobre o caso, e a falta de informações impede saber qual bem ou mercadoria Lula deixou de declarar. O registro de autuação, entretanto, evidencia um episódio que pode manchar ainda mais a imagem do ex-presidente, que já foi condenado em duas instâncias na Lava-Jato e aguarda julgamento em outras ações.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo