Governo Lula convoca ministros para cobrar votos pró-governo no Congresso
O presidente Lula (PT) convocou ministros para cobrarem os votos pró-governo no Congresso dos líderes dos seus respectivos partidos. A estratégia busca entender as razões das dificuldades na formação da base e cobrar apoio ao governo. Os primeiros encontros devem ocorrer já nesta semana, sob coordenação do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O governo sofreu duas derrotas consecutivas na semana passada no Congresso.
Lula tem lembrado desde o começo do governo que alguns ministros compõem o governo em nome da articulação política e devem responder com apoio. A ordem de Lula foi dada em reunião ministerial nesta segunda-feira (8). Padilha e o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), têm sido duramente criticados por problemas de interlocução com o Congresso.
Integrantes da base governista têm deixado clara a insatisfação com a articulação no Congresso, e já começou um processo de fritura de lideranças. Por enquanto, o presidente Lula tem segurado seus indicados nos cargos. A base aliada aponta dois principais responsáveis por isso: Padilha e Guimarães.
O cronograma de reuniões com lideranças partidárias da Câmara e do Senado já está estabelecido, e ministros irão se encontrar com representantes de partidos como PSB, PSD, MDB e União Brasil. Segundo Padilha, a ordem está estabelecida desta forma porque as lideranças do MDB e União Brasil estão em viagem, fora do país.
Apesar das críticas, Padilha se defendeu dizendo que “não é marinheiro de primeira viagem” e lembrou a participação em outros governos petistas. O ministro afirmou que o diálogo será feito no ambiente mais tranquilo possível.