Notícias

Feira do MST exalta Alckmin como “guerreiro do povo brasileiro”


A Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), deixou clara a estreita relação entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o movimento. Ministros e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) tornaram-se protagonistas do evento neste domingo (14).

Desde a posse de Lula, o MST intensificou as invasões de terras como forma de pressionar o governo federal, gerando constrangimentos para a gestão petista. Geraldo Alckmin chegou à feira por volta do meio-dia, sendo recebido calorosamente pelo público. O vice-presidente tirou fotos com simpatizantes e circulou entre os presentes. Um dos apoiadores entoou um conhecido grito de campanha utilizado nas eleições do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “Alckmin, guerreiro do povo brasileiro”.

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, também esteve presente no evento e anunciou um plano emergencial para a retomada de assentamentos a partir de maio. Segundo ele, serão estabelecidos novos assentamentos em áreas já pertencentes ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Serão fornecidos créditos e assistência técnica para a instalação e início da produção nesses locais. O ministro ainda destacou que as ações do “Abril Vermelho”, no qual o MST organizou ocupações, foram completamente superadas pelo governo, relatando que os grupos se retiraram das terras da Embrapa e da Suzano, e que o governo abriu uma mesa de negociação entre o movimento e a Suzano.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo