Em 5 meses de governo, Lula teve 30 encontros com líderes estrangeiros e somente 9 com parlamentares aliados
Lula mostra uma mudança de ritmo em suas interações com deputados e senadores, tornando-se o presidente com menos encontros parlamentares desde o mandato de Dilma Rousseff, segundo pesquisa realizada pelo jornal O Globo.
Com base na agenda oficial, Lula realizou apenas nove encontros com deputados e senadores de partidos aliados de janeiro até a última sexta-feira. Em contrapartida, o presidente já realizou 30 encontros com líderes de governos estrangeiros durante o mesmo período.
Para efeito de comparação, no mesmo intervalo, o ex-presidente Jair Bolsonaro participou de 83 reuniões com parlamentares, enquanto Michel Temer contabilizou 39 encontros com deputados e senadores em seus primeiros 145 dias de mandato.
A frequência das reuniões de Lula com parlamentares só é superada pela de Dilma, que teve apenas quatro encontros nos primeiros cinco meses de seu mandato, conforme relata o jornal.
Esse distanciamento ficou ainda mais evidente na sexta-feira (26), quando o chefe do executivo promoveu um churrasco no Palácio do Alvorada e não convidou os presidentes do Senado e da Câmara. Ao que tudo indica, as articulações foram deixadas nas mãos de terceiros e não obtiveram sucesso.