Notícias

Após fugir de Zelensky, Lula f0ge de Putin


O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo não contará com a presença do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que recusou formalmente o convite do presidente russo Vladimir Putin, nesta sexta-feira, 26. Em um tuíte, Lula reconheceu o convite e afirmou que, apesar de não poder visitar a Rússia neste momento, o Brasil, em aliança com a Índia, Indonésia e China, está pronto para facilitar o diálogo entre os envolvidos no conflito ucraniano, agora em seu segundo ano.

Putin, que estava em uma reunião empresarial, pausou para ligar para o presidente brasileiro. Lula já havia expressado sua preocupação com a situação na Ucrânia durante sua participação no G7 na semana passada, condenando a violação da integridade territorial do país e destacando a falta de disposição para a paz entre os beligerantes.

“Nem Putin nem Zelensky parecem dispostos a discutir a paz no momento. Parece que ambos acreditam que uma vitória unilateral é possível e que não precisam negociar a paz”, afirmou Lula em uma coletiva de imprensa após o término do G7. Lula também enfatizou a necessidade de evitar mais perdas humanas e alertou que o conflito poderia se prolongar se a paz não fosse discutida.

Quando o conflito marcou um ano, Lula sugeriu a formação de um grupo para mediar a paz entre Rússia e Ucrânia. A ideia chamou a atenção de Putin, mas não foram divulgadas informações adicionais sobre como a proposta avançou desde então.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo