Notícias

URGENTE: Polícia Federal convoca Gonçalves Dias para depor sobre atos criminosos em janeiro

Policia Federal antecipou a convocação do General Gonçalves Dias


 

A Polícia Federal (PF) convocará o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, para depor sobre os atos criminosos que ocorreram no dia 8 de janeiro deste ano. O depoimento dele foi considerado indispensável pelas autoridades, mas a convocação foi antecipada após a divulgação de imagens exclusivas pela CNN nesta quarta-feira (19).

De acordo com informações transmitidas pela reportagem, nos 81 depoimentos já coletados de militares sobre os atos de 8 de janeiro, os investigadores já haviam ouvido relatos sobre a suposta negligência de Gonçalves Dias na invasão ao Palácio do Planalto.

No dia 12 de abril, 81 militares – incluindo três generais – compareceram à Academia Nacional da PF para prestar depoimento sobre o caso. Oito não compareceu, alegando atestados médicos ou outras justificativas para a ausência.

A divulgação das imagens pela CNN reacendou discussões entre aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre uma eventual extinção do GSI. De acordo com interlocutores de Lula, desde a transição, existe a defesa de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a segurança presidencial sob comando da PF sejam alocadas em uma nova secretaria a ser criada diretamente no Palácio do Planalto.

Ao investigar sobre os atos criminosos de janeiro deste ano seguir em andamento, e a convocação do ministro-chefe do GSI para depor reforçar o compromisso da PF em investigar e responsabilizar os envolvidos.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo