O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compareceu hoje a uma audiência na qual ouviu as 34 acusações sobre o suposto suborno de uma atriz pornô. Trump se declarou inocente de todas elas, em resposta já esperada e adiantada por seus advogados. Ele entrou na sala de audiência em silêncio por volta das 15h35, depois de chegar ao tribunal em Nova York por volta das 13h25 (14h25, no horário de Brasília).
As acusações contra o republicano estão relacionadas ao suposto suborno de US$ 130 mil (cerca de R$ 660 mil nos valores atuais) a Stormy Daniels, atriz com quem teria mantido uma relação durante a campanha eleitoral de 2016. A quantia não foi incluída nas contas de campanha do candidato republicano, o que violaria as leis eleitorais estaduais, mas foi registrada como “honorários advocatícios” nas despesas de sua empresa, com sede em Nova York.
Trump chegou ao tribunal sem algemas e supostamente foi ausentado da tradicional foto, mas teve suas impressões digitais tomadas e caminhou pelos corredores diante de jornalistas e meios de comunicação. A polícia de Nova York está em alerta máximo, com cerca de 36 mil agentes prontos para serem mobilizados, informou a NBC News, citando fontes oficiais.
Essa é a primeira vez na história dos EUA que um presidente norte-americano depõe em um tribunal na condição de réu. Trump está em Nova York desde a tarde de segunda-feira, 4, quando chegou ao estado por volta das 16h e se hospedou na Trump Tower, onde conversou com seus advogados.