Ricardo Cappelli assume comando interino do GSI após saída de ministro-chefe do governo Lula
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, assumirá de forma interina o comando do Gabiente de Segurança Institucional (GSI), substituindo o ministro-chefe Gonçalves Dias, que pediu demissão após a divulgação de um vídeo que o mostra dentro do Palácio do Planalto durante as invasões de 8 de janeiro. O anúncio foi feito pelo ministro da Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (19).
Pimenta informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também decidiu pelo afastamento do atual secretário-executivo do GSI, Ricardo Nigri. Cappelli será nomeado secretário-executivo interino do GSI e responderá pelo órgão também de forma interina. “O presidente da República decidiu que, juntamente com o afastamento do general G. Dias, haverá também o afastamento do secretário-executivo do GSI”, afirmou Pimenta.
A ideia é que Cappelli fique responsável pelo comando do GSI nos próximos dias, até que Lula encontre um substituto efetivo para o cargo. Segundo Pimenta, Lula “entendeu que era importante” que um substituto fosse escolhido “imediatamente”. A mudança ocorre pouco tempo depois de o governo Lula completar 100 dias e é a primeira baixa no alto escalão.