Presidente Lula critica taxa de juros no Brasil e afirma ser “impossível” investir no país
Durante visita à Espanha nesta terça-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez novas críticas à taxa Selic do Brasil, que está em 13,75% ao ano. Segundo o presidente, essa taxa torna “impossível fazer investimento” no país e sugeriu que empresários brasileiros aprendam a investir no exterior.
Em declaração no encerramento do Fórum Empresarial Brasil−Espanha, Lula destacou a importância de se ter uma competitividade que não resulte na redução da renda dos trabalhadores, na diminuição do emprego formal, na restrição da liberdade dos trabalhadores ou no desmonte das políticas públicas.
Além disso, o presidente manifestou sua esperança de que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia seja concluído ainda neste ano. Embora tenha dito que é impossível investir no Brasil com a taxa de juros atual, Lula acredita que o acordo pode trazer benefícios para o país, desde que seja equilibrado e contribua para a reindustrialização do Brasil, sem prejudicar a economia nacional.
Lula também pediu que a Espanha coloque dinheiro à disposição para emprestar mais barato, permitindo que empresários brasileiros busquem financiamento no exterior. As críticas do presidente reacenderam o debate sobre a necessidade de uma reforma na política de juros do Brasil.