Notícias

Presidente da Argentina busca mecanismos de financiamento para exportações em visita a Brasília


O presidente da Argentina, Alberto Fernández, fará uma visita a Brasília na próxima terça-feira em meio à deterioração da situação econômica e financeira do país. A agenda incluirá a busca de mecanismos de financiamento para as exportações brasileiras para o mercado argentino, devido à escassez crítica de divisas na Argentina. A visita reflete o estado crítico das finanças do país, que tem suas reservas líquidas no Banco Central praticamente zeradas.

As exportações brasileiras para a Argentina aumentaram quase 20% nos primeiros dois meses do ano em comparação ao mesmo período do ano passado, o que preocupa a Casa Rosada em um cenário de dramática escassez de divisas para financiar as importações do país. Os exportadores brasileiros têm se queixado da demora em receber os pagamentos por suas vendas para a Argentina, e atualmente a situação atingiu níveis muito complicados para ambos os lados.

O governo argentino também quer discutir um possível financiamento do BNDES para ampliar o gasoduto Néstor Kirchner, que permitiria que o gás da jazida argentina de Vaca Muerta chegue ao Brasil. O projeto já está em poder no BNDES, mas o processo de aprovação do financiamento a empresas brasileiras que participariam da obra está demorado.

Além disso, Lula e Fernández conversarão sobre o projeto de reativar a União de Nações Sul-americanas (Unasul), entre outros assuntos da pauta bilateral e regional. A visita ocorre em momentos de aprofundamento da crise econômica, financeira, política e social na Argentina.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo