Partido Chega! se manifesta contra visita de Lula a Portugal e convoca manifestação para o dia 25 de abril
Chega!, um dos principais partidos políticos de Portugal, manifestou-se contra a visita do presidente brasileiro, Lula, ao país. Em uma postagem no Instagram, o partido convocou os portugueses a se oporem à chegada de Lula, usando a hashtag #ForaLula e dizendo que “lugar de ladrão é na prisão, não queremos Lula da Silva em Portugal”. O presidente deve desembarcar no país em 21 de abril e ficar até o dia 25, participando de uma série de eventos, incluindo a cúpula bilateral Portugal-Brasil e a entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque.
O líder do partido Iniciativa Liberal, Rui Rocha, também se manifestou contra a visita do presidente brasileiro, argumentando que o Parlamento português não pode receber um aliado de Putin como Lula no dia 25 de abril, durante as comemorações da democracia portuguesa. O Parlamento anunciou que Lula fará um discurso durante a sessão solene, onde somente ele e o presidente da Casa, Augusto Santos Silva, poderão falar.
Chega! convocou uma manifestação para o dia 25 de abril em frente à Assembleia da República, pedindo aos portugueses para se unirem contra a presença de Lula em Portugal. A manifestação começará às 9h e será realizada no mesmo dia em que o presidente fará o discurso solene no Parlamento português.