Movimento coloca faixa “Lula tchutchuca do Xi Jinping” em frente ao Congresso Nacional
O movimento Democracia Sem Fronteiras (DSF) Brasil realizou um protesto em frente ao Congresso Nacional, instalando uma faixa com a frase “Lula tchutchuca do Xi Jinping”. A manifestação ocorreu devido às declarações do presidente Lula (PT) a respeito da guerra na Ucrânia, responsabilizando “os dois envolvidos” apesar da invasão russa, além de diversos acordos firmados entre o Brasil e o governo chinês, liderado por Xi Jinping, o principal aliado da Rússia na guerra.
Segundo o comunicado divulgado pelo DSF Brasil, as alianças do atual presidente não representam o pensamento da maioria da população brasileira, que vê a criação de um cenário de tensão com os Estados Unidos e a União Europeia. Embora a China seja o maior parceiro comercial do Brasil, o governo deve demonstrar que não apoia governos autoritários como o chinês e defender o Estado Democrático de Direito. No entanto, o que vem ocorrendo é o contrário.
O DSF Brasil justificou o uso do termo “tchutchuca” como uma forma de ilustrar a submissão do Brasil às vontades do presidente chinês e do Partido Comunista Chinês. O grupo também destacou uma fala de Lula durante coletiva de imprensa em Madri, nesta quarta-feira (26), em que o presidente elogiou a atuação da China, dizendo que o país “não faz guerra” há muitos anos e será provavelmente a primeira economia mundial nos próximos anos.
Para o DSF, o governo brasileiro está se alinhando a conceitos de governos autoritários em uma posição confusa e incoerente que não denuncia as violações contra os direitos humanos cometidas por esses governos. Esse assunto tem grande relevância no cenário político internacional, principalmente em relação às denúncias que a China recebe de instituições internacionais.