Lula diz não entender pergunta, em português, sobre declarações a respeito de Ucrânia e Rússia
Durante uma coletiva de imprensa ao lado de seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa neste sábado, 22, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou visivelmente constrangido quando uma jornalista lhe questionou sobre suas recentes declarações envolvendo a guerra entre Rússia e Ucrânia.
A jornalista perguntou se o presidente mantinha suas palavras anteriores, onde ele afirmava que os países da União Europeia, incluindo Portugal, contribuem para a continuidade do conflito. Lula parecia desconcertado e afirmou que não entendeu a pergunta. A repórter repetiu a questão, e Lula novamente se esquivou de responder diretamente.
O presidente português interveio e comentou com Lula sobre o teor da pergunta fora dos microfones. Lula, então, tentou se justificar, afirmando que seu país condena a Rússia pela ocupação e pela violação da integridade territorial da Ucrânia, mas que eles não são favoráveis à guerra e desejam a paz.
O constrangimento de Lula durante a coletiva de imprensa mostra a importância de se comunicar com clareza e evitar afirmações polêmicas que podem gerar questionamentos.
Vergonha internacional. Que vexame para o Brasil.
pic.twitter.com/cDxh43UZak— Silvio Navarro (@silvionavarro) April 22, 2023