Consumo de carne bovina atinge o menor nível em 18 anos no Brasil
De acordo com a Consultoria Agro do Banco Itaú BBA, o consumo de carne bovina por habitante atingiu o menor nível em 18 anos no Brasil em 2022, com apenas 24,2 kg por pessoa. Esse foi o quarto ano consecutivo de queda no consumo per capita.
Surpreendentemente, o consumo diminuiu mesmo com o aumento na produção de carne bovina no país no último ano. A produção totalizou 7,9 milhões de toneladas (em equivalente carcaça) em 2022, sendo 65% consumida no mercado interno e 2,85 milhões exportadas, um aumento de 23,8% em relação a 2021. O número de abates também aumentou em 7,5% em comparação com o ano anterior, totalizando 29,8 milhões de cabeças. Este foi o primeiro aumento desde 2019.
Apesar disso, a produção de carne cresceu apenas 6,9% devido ao peso médio das carcaças ter sido um pouco menor. Os especialistas prevêem um novo aumento na produção de carne em 2023, especialmente com a recente reabertura do mercado chinês e possibilidades de crescimento em outros destinos.
A tendência de queda no consumo de carne bovina no Brasil pode ser explicada pela mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros e a crescente conscientização sobre os impactos ambientais e para a saúde associados ao consumo excessivo de carne vermelha.