Notícias

Brasil e Espanha firmam acordos de cooperação em áreas estratégicas durante visita oficial de Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, assinaram três acordos de cooperação entre Brasil e Espanha. A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio de Moncloa, em Madri, nesta quarta-feira (26), durante a viagem oficial do presidente brasileiro à Europa.

O primeiro documento é um memorando de entendimento entre os ministérios do Trabalho dos dois países, que prevê o intercâmbio de informações sobre a reforma trabalhista na Espanha, realizada no final de 2021. O objetivo é fomentar o intercâmbio de melhores práticas e posicionar questões do trabalho no centro das estratégias nacionais de desenvolvimento econômico e social, com ênfase no protagonismo das organizações de trabalhadores e empregadores.

O segundo memorando assinado nesta quarta-feira trata da cooperação no ensino universitário, com o objetivo de intensificar o intercâmbio e o reconhecimento de estudos de lado a lado. Já a carta de intenções na área de pesquisa científica visa coordenar projetos bilaterais de desenvolvimento e inovação tecnológica entre empresas brasileiras e espanholas, com foco em áreas como saúde, meio ambiente, mudança climática, Indústria 4.0 e tecnologias da informação e comunicações.

A viagem oficial do presidente Lula à Europa começou por Portugal e passou por Madri, onde o presidente se reuniu com lideranças sindicais e participou de um fórum de empresários. Nesta quarta-feira, após a cerimônia com Sánchez, Lula tem encontro com o Rei Felipe VI, da Espanha. A comitiva brasileira deve retornar ao Brasil ainda hoje, com previsão de chegada a Brasília às 22h30. Os detalhes dos acordos assinados estão disponíveis no site do Ministério das Relações Exteriores.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo