Após polêmicas, Agrishow cancela cerimônia de abertura
A Agrishow, considerada a maior feira agropecuária da América Latina, não realizará sua cerimônia de abertura em sua edição deste ano, que estava inicialmente programada para segunda-feira, dia 1º. A decisão foi tomada pela organização da feira, sediada em Ribeirão Preto (SP), após o governo Lula manifestar descontentamento com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, no mesmo dia que o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participaria da abertura.
Apesar da organização ter garantido que o convite para Fávaro estava mantido, o governo federal se voltou contra a feira, determinando que o Banco do Brasil retirasse o patrocínio do evento. Diante disso, as cinco entidades responsáveis pela organização da Agrishow 2023 decidiram cancelar a cerimônia de abertura. Em comunicado enviado à imprensa, os organizadores afirmaram que a medida foi tomada por causa de toda a repercussão gerada nos últimos dias.
A Agrishow, que apresenta soluções tecnológicas para o agronegócio e estimula a realização de negócios para pequenas, médias e grandes propriedades, é organizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB).
Se a @agrishowoficial não quer o governo federal no evento, não sei se @BancodoBrasil e o @govbr deveriam continuar patrocinando o evento . pic.twitter.com/2HimTi1uYa
— Márcio França (@marciofrancasp) April 28, 2023