Acampamento ‘Terra Livre’ de 2023 começou a reunir cerca de 6 mil indígenas em Brasília
O Acampamento Terra Livre (ATL) de 2023 começou a receber delegações indígenas em Brasília no último domingo (23). Com o tema “O futuro indígena é hoje. Sem demarcação, não há democracia!”, o evento espera mais de 6 mil indígenas para participar de plenárias, marchas e noites culturais.
Os povos indígenas protestam contra projetos de lei que consideram “anti-indígenas”, como o Projeto de Lei 191/2020 que permite a mineração em terras ancestrais. Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o ATL reforça a importância da demarcação das terras indígenas no Brasil, que está paralisada há quatro anos.
Segundo a entidade, mais de 200 terras estão na fila da demarcação pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), sendo 13 territórios com o processo em andamento. Até o momento, cerca de 600 foram regularizadas. O ATL é construído em conjunto com sete organizações de base da Apib, incluindo a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul).