Xi Jinping é reeleito na China com votação unânime
Xi Jinping acaba de obter um histórico terceiro mandato presidencial na China após votação do órgão parlamentar do país, ratificando sua posição como o líder mais poderoso em décadas. O resultado da votação foi avassalador, com 2.952 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção.
O Parlamento está subordinado ao Partido Comunista (PCC), que já havia designado Xi para mais um mandato de cinco anos como secretário-geral da formação e comandante da comissão militar, os dois cargos mais importantes do país. Como candidato único à posição de presidente, o mandatário de 69 anos recebeu um novo mandato como chefe de Estado, cargo que ostenta desde 2013.
Após o anúncio do resultado, Xi fez um juramento de lealdade à pátria e ao povo e prometeu trabalhar duro na construção de um grande país socialista moderno. Os últimos meses foram difíceis para Xi, com grandes manifestações contra sua política de “covid zero” e uma onda de mortes após o abandono da estratégia.
Durante a sessão anual do Parlamento, um evento cuidadosamente coreografado, questões delicadas foram evitadas. Li Qiang deverá substituir Li Keqiang como primeiro-ministro e a Assembleia Popular Nacional (APN) também escolheu Han Zheng como vice-presidente, sucedendo Wang Qishan, e Zhao Leji como presidente do comitê permanente do Parlamento.