URGENTE: TSE reestabelece a monetização dos canais de Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a monetização de 11 contas bolsonaristas, incluindo a do jornalista Allan dos Santos, que está nos Estados Unidos há cerca de 3 anos. Mas a partir desta sexta-feira (3), as contas podem solicitar às plataformas digitais a retomada dos ganhos com conteúdos.
Apesar da liberação, o valor arrecadado deverá ficar à disposição da Justiça “até posterior deliberação”. O corregedor-geral do TSE, ministro Luís Felipe Salomão, havia determinado a suspensão em agosto de 2021, atendendo a pedido da Polícia Federal (PF) devido à disseminação de notícias falsas, principalmente contra o sistema eleitoral. Além de Allan dos Santos, a medida afetou Oswaldo Eustáquio, Vlog do Lisboa, Folha Política, Jornal da Cidade On Line e Nas Ruas.
O ministro Benedito Gonçalves entende que, neste momento, o estado de normalidade no país aparenta ter sido retomado e que a liberação da monetização é possível desde que não haja divulgação de desinformação. Allan dos Santos foi condenado a 1 ano e 7 meses de detenção por calúnia contra a cineasta Estella Renner pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e é investigado pela PF no caso das milícias digitais.