URGENTE: Ministro das Comunicações pressiona estatal para beneficiar empresa ligada a políticos no Maranhão
Juscelino Filho, o atual ministro das Comunicações, tem utilizado seu poder como integrante do primeiro escalão do governo Lula para pressionar a estatal Codevasf a repassar milhões de reais de emendas para a Engefort, uma empreiteira maranhense suspeita de envolvimento em irregularidades, diz o site Metrópoles.
Segundo a publicação, o esforço do ministro para direcionar os recursos para a Engefort veio à tona depois que a Controladoria-Geral da União encontrou irregularidades no processo de contratação da empresa. Apesar das ressalvas da CGU, Juscelino tem feito articulações para que o contrato siga com a Engefort, envolvendo até o comando da Codevasf em Brasília.
Recentemente, ele foi pessoalmente à Superintendência da Codevasf no Maranhão para defender que uma concorrência suspeita que beneficia a Engefort seja mantida. A reunião, ocorrida às vésperas do Carnaval, não foi registrada na agenda oficial do ministro e contou com a presença de, pelo menos, outros dois funcionários da Codevasf.
Há rumores nos bastidores da companhia de que a conversa foi gravada por pelo menos um dos presentes. A empreiteira é próxima da família de Juscelino e recebeu pelo menos R$ 25 milhões em verbas públicas que tiveram origem em emendas parlamentares do hoje ministro nos últimos quatro anos. O União Brasil, partido ao qual Juscelino é filiado, tem conquistado espaço no governo em troca de apoio no Congresso Nacional.