Notícias

URGENTE: Investigação da Polícia Federal aponta possível pagamento do PCC ao The Intercept Brasil


A Polícia Federal investiga possíveis pagamentos do Primeiro Comando da Capital (PCC) ao site The Intercept Brasil, famoso por divulgar mensagens hackeadas de procuradores e juízes da Operação Lava Jato. Segundo um documento apresentado pelo delegado Martin Bottaro Purper, a facção criminosa teria feito uma espécie de prestação de contas, incluindo despesas com viagens para encontros com ex-promotores, deputados e prefeitos, além de gastos com advogados, imóveis, cursos e assinaturas de revistas.

O The Intercept Brasil enviou uma nota à Revista Oeste negando ter recebido qualquer pagamento do PCC e chamou as acusações de “ilação falsa”.

ENTENDA

Hackers escolheram o The Intercept Brasil para divulgar mensagens privadas de ex-integrantes da Operação Lava Jato, incluindo o ex-juiz Sergio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol. Segundo reportagem de Silvio Navarro, da Revista Oeste, o vazamento dos dados foi usado por setores da imprensa para uma revanche contra a direita em curso no país.

A partir da divulgação das mensagens, surgiu a narrativa de que a operação teria sido um jogo combinado à revelia do processo legal, com a hashtag #LulaLivre sendo utilizada como bandeira dos derrotados nas eleições de 2018. Para Navarro, essa foi a derrocada da força-tarefa.

Meses depois, o procurador-geral da República Augusto Aras e a procuradora Lindôra Maria Araújo decidiram interferir no coração da operação em Curitiba. Com a saída de Dallagnol, Alessandro José Fernandes de Oliveira foi nomeado para chefiar a equipe. Terabytes de dados foram levados a Brasília, inclusive a mando do então presidente do Supremo, Dias Toffoli.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo