Notícias

Parlamentares protocolam notícia-crime no STF contra Nikolas Ferreira


Parlamentares apresentaram uma notícia-crime contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) após um discurso considerado ofensivo feito por ele em plenário. Usando uma peruca e se apresentando como “Nikole”, o deputado cometeu crime de transfobia, alegam cinco deputados e um senador que assinam a representação.

A notícia-crime argumenta que, embora as falas do deputado tenham sido proferidas dentro da Câmara dos Deputados, não é o caso de aplicar-se a elas o véu da imunidade parlamentar. A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) e o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) encabeçam a notícia-crime, que também é assinada pela deputada trans Duda Salabert (PDT-MG). Eles questionam a Suprema Corte sobre a relevância do uso da peruca loira pelo parlamentar e sua autodenominação como “Nikole” para o debate público.

O discurso do deputado mais votado do Brasil nas últimas eleições motivou uma onda de repúdio, com o Ministério Público Federal pedindo à Câmara uma investigação por possível crime e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), condenando publicamente a fala, mesmo sendo defensor da imunidade parlamentar na Casa.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo