Um evento anunciado para a manhã desta sexta-feira, 03, com a presença do governador do Paraná, Ratinho Junior e o ministro dos Transportes, Renan Filho iria anunciar os novos modelos de concessões de rodovias no estado. Acabou por ser cancelado, frustrando as expectativas do governo paranaense em viabilizar as concessões paradas desde 2019.
Os governos federal e estadual já tinham chegado a um acordo sobre o modelo de concessões e o Paraná que busca viabilizar novos contratos de 3.300 quilômetros de rodovias estaduais e federais, dos quais 1.782 quilômetros precisam de obras de duplicação. A solução acertada seria fazer os acordos em seis lotes. No evento desta sexta, o governador Ratinho Junior esperava anunciar a liberação dos dois primeiros.
Foram realizados estudos para que as concessionárias invistam no total cerca de 50 bilhões de reais nas rodovias, melhorando a infraestrutura de transporte no estado. Este modelo implica em ter pedágios mais caros, todavia as equipes de Ratinho e Renan afirmam ter encontrado uma equação que permitirá preços menores, deixando de exigir que as empresas façam grandes aportes de recursos logo no início dos contratos. Setores do Partido dos Trabalhadores (PT) representados pela deputada federal paranaense e presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, demonstram preferência por concessões que não exijam grandes obras, mas somente a manutenção das vias, que, em tese, resultaria em pedágios mais baratos.
Pessoas que acompanharam as tratativas têm comentado que a deputada paranaense e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, buscou interferir no processo fazendo com que os anúncios das primeiras concessões ficassem adiados, deixando ministro dos Transportes em uma situação embaraçosa.
Por outro lado, a assessoria do ministro afirmou que “em momento algum houve a confirmação do evento por parte do Ministério dos Transportes”, e informou que o modelo ainda está em discussão.
“As conversas para a publicação dos editais dos lotes 1 e 2 do sistema rodoviário do Paraná estão adiantadas e em fase de últimos ajustes. Com zelo, Ministério dos Transportes e governo do Paraná buscam chegar no melhor modelo possível para a população e que, ao mesmo tempo, seja atrativo para a iniciativa privada”, afirmou o Ministério.
O Governo do Paraná soltou uma nota informando que os detalhes finais do processo de concessão já estão finalizados. “Após o cancelamento do evento por parte do Ministério dos Transportes, o estado aguarda uma nova agenda para anunciar o modelo no formato definido e em comum acordo entre as partes (governos estadual e federal), estão previstos investimentos de mais de R$ 50 bilhões”, disse a gestão de Ratinho Junior.