Economia

Governo Federal anuncia redução de 1,22% no valor da carne, após crise da vaca louca


O perfil oficial do governo federal no Instagram anunciou a redução de 1,22% no valor da carne bovina. Segundo a publicação, essa é a maior redução em 15 meses.

Dois pontos são importantes nessa questão: a sazonalidade e a crise da vaca louca. No Brasil, um país onde quase 90% da população se declara cristã, a quaresma é um período conhecido pela redução no valor das carnes bovina e suína, aumento no valor dos peixes, frutos do mar e ovos. A Quaresma é um período litúrgico de 40 dias que antecede a Páscoa, celebrada pelos cristãos católicos e algumas denominações protestantes. O período da Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa, um dia antes da Sexta-feira da Paixão e da Ressurreição de Jesus Cristo. Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a fazer penitência, que normalmente inclui o não consumo de carnes, o que ocasiona uma redução natural de seu valor.

Já a recente crise no Pará causada por casos de vaca louca, interrompeu a exportação de carne para países de grande consumo como a China. Espera-se que essa exportação seja retomada no final de março, pois o presidente Lula (PT) tem viagem marcada para o país. As exportações de carne bovina para a China estão suspensas desde 22 de fevereiro, quando um caso de “mal da vaca louca” foi notificado em uma pequena fazenda no município de Marabá, no sudeste do Pará. Protocolo entre brasileiros e chineses determina o embargo em situações como essa.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo