O governador Tarcísio de Freitas anunciou, nesta quinta-feira, 02, que no estado de São Paulo não será mais obrigatório o uso de máscaras no transporte público. A medida passa a valer a partir desta sexta-feira 03, após a publicação no Diário Oficial do Estado.
Porém, a recomendação do uso para grupos de risco da Covid-19, segue mantida. Na capital paulista, a Prefeitura também determinou o fim da exigência do equipamento de proteção nos ônibus municipais. Nos serviços de saúde a exigência da máscara foi mantida.
A decisão do governo segue o que foi determinado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que desobrigou o item em portos e aeroportos nesta semana.
Na justificativa do poder público paulista, “além dos baixos índices de casos, internações e mortalidade da doença no Estado, foram aplicadas cerca de 129,5 milhões de doses da vacina, sendo que 90,7% da população acima de 6 meses de idade estão com esquema vacinal completo”.
O uso obrigatório foi retomado no dia 26 de novembro de 2022 por conta do rápido aumento no número de internações e das taxas de ocupação de leitos de UTI em todo o Estado.