Em entrevista ao site Brasil247, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vai continuar pressionando o Banco Central para que a taxa básica de juros, a Selic, caia. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano, a mais alta do mundo, em um momento em que não há excesso de demanda ou crise econômica. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central começou sua reunião nesta terça-feira (21) para decidir sobre a Selic, e o anúncio será feito amanhã.
“A gente só vai poder mudar o [presidente do] Banco Central daqui dois anos, porque ele tem autonomia. Eu, sinceramente, nunca me importei com a autonomia do Banco Central. Eu nunca achei que era importante. Eu não sei porque as pessoas acham que é importante autonomia”, disse Lula.
O mandatário ainda declarou: “Vou continuar batendo, tentando brigar para que a gente possa reduzir a taxa de juros para que a economia possa voltar a ter investimento”. Ele disse que é preciso pressionar o Banco Central para que a economia possa ter melhores condições de investimento e desenvolvimento.