NotíciasParanáPolítica

Encontro Nacional de secretários da Administração, em Foz do Iguaçu, discute gestão eficiente


Com o objetivo de aumentar a sinergia entre os estados e ampliar a troca de experiências sobre a administração pública, o Paraná sedia nesta quinta e sexta-feira, 02 e 03, em Foz do Iguaçu, o 125º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração. Durante os dois dias do evento, que acontece no Parque Tecnológico da Itaipu, os secretários tratarão de temas como Transformação Digital, Nova Lei de Licitações e Gestão Integrada.

Este é o primeiro encontro do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) de 2023, entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 2000 e que se reúne periodicamente para pensar modelos de gestão pública com foco em resultados e voltados para o bom atendimento ao cidadão.

Para o secretário da Administração e da Previdência do Paraná, Elisandro Pires Frigo, o encontro é uma oportunidade de compartilhar os avanços do Estado na gestão pública. “É uma honra receber os secretários para esse momento de sinergia e uma oportunidade de ressaltarmos a atuação do Paraná na busca por uma gestão pública moderna e eficiente”, comentou.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, que está no Rio de Janeiro para o 7º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), salientou a relevância do Consad para o serviço público do País.  “Sabemos que os secretários da Administração precisam pensar todos os dias na modernização da máquina pública, em novas alternativas para melhorar a gestão e formas de reduzir os custos operacionais, para que a gestão seja cada vez mais eficiente. Essa é uma oportunidade de aprendermos e para que o Paraná também colabore com os estados irmãos”, disse.

Na programação do evento, uma agenda de diálogo e pautas comuns entre todos os entes federativos. Dessa forma, boa parte dos painéis e palestras conta com a participação dos estados e do governo federal.

Segundo o presidente do Consad e secretário da Administração do Amazonas, Fabrício Barbosa, o momento é de interlocução. “Em 20 anos de Fórum já conseguimos equalizar algumas pautas entre os estados em situações pontuais. Mas ainda sentimos muito a necessidade de ter uma pauta nacional para que possamos resolver problemas históricos da gestão pública”, reforçou.

Neste sentido, a secretária-executiva do recém-criado Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Cristina Mori, salientou que o diálogo será muito importante. “O Ministério da Gestão surgiu com a proposta de ampliar a capacidade estatal, não apenas do governo federal, mas nos estados e municípios, atuando em conjunto com todos os atores da sociedade. Enxergamos nesse fórum uma parceria estratégia para avançarmos juntos”, disse.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo