CNJ registra reclamação contra desembargador acusado de vender sentenças a traficantes
Nesta sexta-feira (17), a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu uma reclamação disciplinar contra o desembargador Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), por suspeita de venda de sentenças em conluio com o filho. A operação, que contou com mandados expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última terça-feira (14), também investiga o advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro.
O corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, destacou a importância da investigação administrativa para verificar se as acusações contra o desembargador têm impacto em sua atuação, em conformidade com a Constituição Federal, a Lei Orgânica da Magistratura (Loman) e as regras estabelecidas pelo próprio CNJ.
A operação resultou no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão em Brasília, Belo Horizonte e São Luís, onde foram encontrados maços de dinheiro em um cofre na casa do advogado Ravik. O gabinete de Cândido Ribeiro divulgou uma nota afirmando que a operação está sob sigilo e que o desembargador não tem nenhuma declaração a fazer sobre o assunto.