FinançasNotícias

Parlamentares fazem plantão em frente ao hotel onde Lula está: “viemos fiscalizar”

Deputado Nikolas Ferreira publicou vídeo em redes sociais dizendo que para este gasto de Lula não teve licitação


O senador Cleiton Gontijo de Azevedo (Cleitinho) e o deputado federal Nikolas Ferreira de Oliveira publicaram um vídeo em frente ao hotel que o presidente Luíz Inácio Lula da Silva está hospedado em Brasília desde a transição. Segundo os parlamentares, os dois foram até o local para “fiscalizar” o chefe do Executivo.

“Nossa maior função é fiscalizar. Estamos aqui para mostrar para vocês o hotel de luxo que o Lula está há mais de 30 dias”, descreve Cleitinho, logo no início da gravação. “Ele não está no Palácio do Alvorada por mero capricho. O pai dos pobres está gastando o seu dinheiro para ficar aqui sem nenhuma transparência, sem nenhum processo de licitação”, continua Nikolas.

A última atualização dos custos usados pelo presidente para estadia foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último 18 de janeiro, e informava R$ 216.824 gastos pelo governo federal.

O deputado federal disse que fez um pedido de informação para que “seja esclarecido ao povo brasileiro” os gastos com os custos da estadia. Cleitinho prometeu encaminhar ao Senado uma notificação à Presidência para “saber quando ele vai voltar para o Alvorada”.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), o pagamento atende também a hospedagem das equipes de segurança. A Secom disse que, a pedido da Polícia Federal, que realiza a segurança presidencial, a hospedagem no local foi estendida, uma vez que o Alvorada não foi aberto para vistoria de segurança e das equipes do casal presidencial antes de 30 de dezembro, quando o presidente anterior deixou a residência.

O presidente Lula tem declarado por diversas vezes as condições deixadas pelo seu antecessor. Segundo ele, foram retirados colchões, camas e sofás, o que impediu que o novo casal presidencial se mudasse para o local. Ele disse que não tem onde morar porque, além do Alvorada, o ex-ministro da Economia Paulo Guedes deixou a Granja do Torto “abandonada”.

Lula disse que no Palácio da Alvorada está “tudo desarrumado”. “Não sei como é que fizeram, porque que fizeram, não sei se eram coisas particulares do casal, mas levaram tudo. Então a gente está fazendo uma reparação, porque aquilo é um patrimônio público, tem que ser cuidado”, concluiu o presidente.

O Meliá Brasil 21 foi o hotel escolhido por Lula para se hospedar durante a campanha eleitoral. Na ocasião, o Partido dos Trabalhadores assumiu a despesa. Desta vez, o dinheiro é pago diretamente pelos cofres públicos, sem intermediários. O hotel é conhecido do presidente, foi lá que, em 2002, Lula celebrou a vitória eleitoral com vinho Romanée Conti, cujo preço da garrafa equivale a uma casa popular.

Clique e veja o vídeo

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo