No evento na Fiesp na segunda-feira (13), o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), criticou novamente o saque aniversário do FGTS e solicitou o apoio da entidade para aprovar o fim da modalidade no Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O petista afirmou que esse tipo de saque é uma “ilusão que prejudica a indústria”, criada por Paulo Guedes.
“Precisamos acabar com o saque aniversário do FGTS. Quero pedir o apoio de vocês neste debate porque estou sendo muito atacado pelo pessoal do chamado mercado, mas aqui somos o mercado, não somos?”, disse Marinho. “O saque aniversário é uma ilusão porque prejudica a lógica da indústria, enfraquecendo o fundo para investimentos. O governo anterior criou o saque aniversário com a lógica de Paulo Guedes de acabar com o fundo, essa é a verdade. Certamente debateremos no Conselho Curador do FGTS esse assunto e espero contar com o apoio da indústria.”
Marinho recebeu o apoio do Diretor do Departamento Sindical da Fiesp, Paulo Henrique Schoueri, que destacou que há uma opinião da entidade contra o saque aniversário. “Somos contra o saque por muitos motivos, porque eu compartilho da mesma visão. Não eu, mas o Departamento [Sindical], de que foi instituído com uma finalidade específica, no caso de o trabalhador precisar na sua demissão, e se ele está sacando por vários motivos, ele perde a sua razão de ser”, afirmou.