Notícias

Ibama encontra 60 pássaros silvestres na casa de Anderson Torres


Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram até a casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e encontraram gaiolas com pássaros silvestres criados de maneira irregular. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou que uma multa foi aplicada.

Torres está preso desde o dia 14 de janeiro, sendo investigado após ser acusado de omissão durante os atos ocorrido no dia 8 do mesmo mês. O ex-ministro, que também atuou como secretário de Segurança do Distrito Federal, nega as acusações.

Em relação às aves encontradas na propriedade de Anderson, sua defesa afirma que possui documentos que comprovam a legalidade da criação. A multa aplicada pelo Ibama teria sido de R$ 34 mil e aproximadamente 60 aves foram encontradas, sendo que uma delas estava com a pata mutilada.

O órgão também afirmou que foram encontradas informações inconsistentes no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass). Anderson teria informado pelo sistema que havia transferido todo o grupo de animais para sua mãe, mas ambos informavam o mesmo endereço no registro de criação. O Ibama ainda disse que ambos teriam ultrapassado o limite de transferência de animais estabelecido pelos criadores amadores.

O ex-ministro será investigado por utilizar animais em desacordo com a autorização obtida, pela inserção de dados falsos no sistema e por mutilação. A equipe de fiscalização aplicou multa e determinou que sejam apresentadas informações sobre animais registrados no sistema que não foram encontrados no local.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo