Notícias

GSI identificou um cenário de ‘normalidade’ para o dia 8 de janeiro, diz general


O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, chefe do Comando Militar do Planalto, afirmou ao Ministério Público Militar que o planejamento de segurança para os atos de vandalismo que aconteceram no dia 8 de janeiro foi realizado com base na análise de risco realizada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que informou haver normalidade‘.

No entanto, apesar dos alertas emitidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e pela Polícia Federal prevendo possíveis ataques violentos, não houve reforço suficiente para evitar tal violência ou depredação.

O GSI informou a jornal O Globo que os alertas foram disponibilizados à Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência (CCAI), uma instância do Congresso Nacional responsável pelo controle externo da atividade de inteligência. O documento foi assinado pelo general da reserva Gonçalves Dias.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi alertada pelo GSI e em seguida avisou diversos setores do governo sobre o risco iminente de invasão na Esplanada. A Polícia Federal também divulgou um relatório com informações sobre manifestantes radicais. De acordo com o general Dutra de Menezes, a segurança no Palácio do Planalto é supervisionada pelo GSI, mas apenas 130 homens foram enviados para lá. 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo