AgronegócioMundoNotíciasSaúde

Gripe Aviária já está em 8 países da fronteira com Brasil

País é o maior exportador de carne de frango do mundo


Países que fazem fronteira com o Brasil confirmam casos de gripe aviária, eventualmente, a disseminação da influenza aviária no Brasil, o maior exportador global desta proteína, poderia causar problemas na cadeia mundial de suprimentos de carne de frango.

Já são oito dos dez países fronteiriços que acusaram a doença: Colômbia, Peru, Venezuela, Bolívia, Uruguai, Argentina, Chile e Equador.

Uruguai e Argentina estão na fronteira com a Região Sul do Brasil que concentra cerca de 65% de toda produção brasileira, e a Bolívia faz fronteira com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, também estados brasileiros com grande produção de frango no país.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que os casos na nações vizinhas não mudam a dinâmica das exportações brasileiras do setor e o status de livre da detecção da doença está mantido no mercado internacional. Ele ainda disse que não existe nenhum caso de transmissão da doença pelo consumo de carne ou de ovos, e que a contaminação de animais para humanos é raríssima.

Segundo Fávaro, o Brasil está preparado para adotar as medidas de contenção interna do vírus causador da doença, se for necessário. “Se por acaso entrar a doença no país, o serviço veterinário oficial dos estados já entra com ações de bloqueio da área e outras ações previstas dentro do plano são executadas em um raio de 10 quilômetros da detecção”, declarou.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo