Há menos de uma semana que o FBI iniciar uma investigação deum esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a estatal brasileira Petrobras, o Governo Lula começa a avaliar a possibilidade de restabelecer a exigência de visto de turista para cidadãos dos Estados Unidos, revertendo uma decisão tomada em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Um dos argumentos do atual governo é de que a medida, que não foi retribuída pelos Estados Unidos aos brasileiros e está sendo avaliada pelo Itamaraty para entender o impacto que teve no fluxo de turistas no país.
De acordo com as avaliações do terceiro Governo Lula, o gesto de Bolsonaro teve um efeito mínimo na entrada de americanos no país em 2019, o que não mudou significativamente a realidade do turismo no Brasil. Em acordos diplomáticos, os países estabelecem regras para que seus nacionais possam circular entre as fronteiras sem a necessidade de visto.
A equipe de transição do governo Lula, que trabalhou em política externa nos últimos dois meses de 2022, propôs formalmente a retomada da exigência de visto de turista para americanos, canadenses, australianos e japoneses.