Notícias

General deixa o Comando Militar do Palácio do Planalto e endossa crise entre PT e militares


O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que ocupava o cargo de chefe do Comando Militar do Palácio do Planalto, deixará a posição para assumir a subchefia no Estado-Maior do Exército. A decisão foi tomada pelo Alto Comando durante uma reunião nesta semana. Com isso, Dutra não será mais responsável pelo comando com sede em Brasília, onde ocorreram atos de vandalismo em 8 de janeiro.

Dutra estava no comando militar do Planalto desde abril de 2022 e, no Estado-Maior do Exército, será responsável pela 5ª subchefia, encarregada de propor políticas, diretrizes, planos e orientações para as Relações Internacionais do Exército, entre outras atribuições. O general de divisão Ricardo Piai Carmona assumirá o cargo de Dutra no Comando Militar do Planalto.

Essa medida ressalta a desconfiança do Partido dos Trabalhadores (PT) em relação aos militares. Há quase um mês, o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que a demissão do general Júlio César de Arruda do comando do Exército ocorreu devido a “uma fratura no nível de confiança” do Executivo em relação às Forças Armadas. Tomás Miguel Ribeiro Paiva assumiu o lugar de Arruda. A substituição no Comando Militar do Palácio do Planalto demonstra, mais uma vez, a proximidade de Paiva com Lula.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo