Notícias

FAB inicia controle do espaço aéreo sobre as terras yanomamis


Nesta quarta-feira (1º), a Força Aérea Brasileira iniciou às 0h o controle do espaço aéreo sobre a Terra Indígena Yanomami e todas adjacências. A determinação do Decreto Presidencial N° 11.405/2023 cria a Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) no espaço aéreo da Região Norte,  no âmbito da deflagração da Operação Escudo Yanomami 2023.

A Zida terá uma área reservada (Área Branca); uma área restrita (Área Amarela); e uma área proibida (Área Vermelha), e o Comando da Aeronáutica adotará Medidas de Controle do Espaço Aéreo contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeitos.

Na Área Vermelha, estão autorizadas somente as aeronaves envolvidas na Operação Escudo Yanomami. Caso alguma aeronave descumpra, estarão sujeitas às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), como: identificação da aeronave, pedidos de mudança de rota e para pouso obrigatório, tiros de advertência e tiros de detenção, que “na realização de disparo de tiros com a finalidade de provocar danos e impedir o prosseguimento do voo da aeronave transgressora.”

A FAB também pretende instalar um radar modelo TPS-B34, com o objetivo de aumentar a capacidade de defesa aérea, reforçando o poder de detecção e controle na região.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo