“Extremismo transformou pessoas em zumbis”, declarou Moraes durante conferência em Lisboa
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirmou que os brasileiros passaram por uma “lavagem cerebral” e ”foram transformadas em zumbis”, nesta sexta-feira (3), durante sua participação em evento do Grupo Lide, em Lisboa, organizado pelo ex-governador João Doria.
“Essa lavagem cerebral transformou pessoas em zumbis. Pessoas repetindo ideias absurdas. Pessoas cantando o hino nacional para pneus. Pessoas esperando que ETs viessem para o Brasil resolver um suposto problema da urna eletrônica”, disse Moraes.
“O que poderia ser uma comédia é uma tragédia. Uma tragédia que resultou na tentativa frustrada de golpe no dia 8 de janeiro”, disse o ministro.
Ele ainda pontuou que o Brasil precisa de normativos para tratar de situações emergenciais em que “a democracia é corroída por dentro”.
“Temos historicamente mecanismos pra lidar com agressões externas à democracia. Nos países anglo-saxônicos, a Lei Marcial. Nos países da Europa continental assim como no Brasil, o estado de defesa, estado de sítio, estado de emergência, o nome vai variando, mas as medidas são as mesmas: um fortalecimento geralmente do Poder Executivo em situações emergenciais para, com isso, tratar exatamente da agressão externa à democracia”, declarou Moraes.