Exército promove mudanças em sete dos oito Comandos Militares
Movimentação na organização militar é parte da carreira e atende a promoções e aposentadorias
Um informativo distribuído pelas Forças Armadas nesta quinta-feira, 16, noticia que o Exército Brasileiro substituirá os líderes de sete dos oito Comandos Militares (CM) do país. A perspectiva é de que as trocas sejam efetivadas em abril. A data da passagem de Comando é estabelecida no ajuste das agendas do Comandante do Exército e dos Comandantes Militares substituto e substituído, porque os promovidos a general de Brigada devem passar por um curso específico.
No Exército Brasileiro, é denominado Comando Militar o agrupamento de Regiões Militares, sob um único comando regional. Existem oito comandos militares estrategicamente posicionados para a defesa do país.
A primeira troca anunciada foi a do Comando do Planalto (CMP), com sede em Brasília (DF) e jurisdição sobre o território da 11ª Região Militar. O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes será substituído pelo general Ricardo Piai Carmona, que vem da Diretoria de Educação Técnica Militar. Dutra seguirá para 5ª subchefia do Estado-Maior do Exército (EME).
O Comando Militar do Sudeste (CMSE), com sede na cidade de São Paulo (SP) e jurisdição sobre o território da 2.ª Região Militar terá o general Guido Amin Naves no lugar do general Rubens Paiva que já havia deixado o cargo para assumir o Comando do Exército.
O Comando Militar do Sul (CMS), com sede na cidade de Porto Alegre (RS) e jurisdição sobre os territórios das 3.ª e 5.ª Regiões Militares terá o general de Divisão Combatente Hertz Pires do Nascimento no lugar do general Soares e Silva.
O Comando Militar da Amazônia (CMA), com sede na cidade de Manaus (AM) e jurisdição sobre os territórios da 12.ª Região Militar terá o general Costa Neves no lugar do general Furlan Neto.
O Comando Militar do Norte (CMN), com sede na cidade de Belém (PA) e jurisdição sobre os territórios da 8.ª Região Militar terá o general Guilherme Pinheiro no lugar do general Costa Neves.
O Comando Militar do Oeste (CMO), com sede na cidade de Campo Grande (MS) e jurisdição sobre o território da 9.ª Região Militar terá general de Divisão Combatente Luiz Fernando Baganha no lugar do general David Júnior.
O Comando Militar do Nordeste (CMNE), com sede na cidade do Recife (PE) e jurisdição sobre os territórios das 6.ª, 7.ª e 10.ª Regiões Militares terá o general de Divisão Combatente Kleber Vasconcellos no lugar do general Richard Nunes.
O único agrupamento de Região Militar que não teve indicação de troca de chefia foi Comando Militar do Leste (CML) – com sede na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e jurisdição sobre os territórios das 1.ª e 4.ª Regiões Militares que manteve o general André Luis Novaes Miranda.